Ele é uma ferramenta poderosa para a tomada de decisões financeiras, mas ele deve ser flexível o suficiente para se adaptar às mudanças no ambiente de negócios
Saber organizar os gastos, ganhos e compromissos financeiros é essencial para um negócio ou objetivo pessoal poderem prosperar. Com o orçamento empresarial é possível colocar o planejamento financeiro no papel, definir metas claras e tomar decisões mais inteligentes sobre o dinheiro. Dessa forma, melhorando a saúde financeira para traçar objetivos e montar planos de ação.
Robson Evangelista, Consultor em Gestão Financeira Empresarial, destaca que o orçamento empresarial nada mais é do que uma ferramenta usada pelas empresas para realizar o planejamento financeiro para um determinado período. “Ele tem como foco principal a redução de gastos e o aumento dos lucros. Esse objetivo pode ser realizado de diversas maneiras, como, por exemplo, na redução de custos em determinadas áreas, investimentos em tecnologias e pessoas, novas estratégias de vendas, entre outras possibilidades”, diz.
Ele ainda acrescenta que a combinação entre planejamento e organização financeira permite acompanhar, com clareza, o movimento das receitas e despesas, ficando mais fácil saber para onde o dinheiro está indo.“ É muito importante que ela seja elaborada com a previsão de todas as entradas e saídas que a empresa terá nos próximos meses. Assim, permite que o gestor saiba exatamente o quanto precisará faturar para cobrir todos os seus gastos”, completa o consultor.
Como fazer um orçamento empresarial para a sua empresa?
- Colete informações financeiras;
- Estabeleça metas e objetivos;
- Identifique receitas;
- Preveja despesas;
- Categorize despesas;
- Calcule projeções de fluxo de caixa;
- Crie um demonstrativo de resultados;
- Ajuste o orçamento;
- Monitore e revise regularmente;
- Use ferramentas de gestão financeira;
Fonte: Robson Evangelista – Consultor em Gestão Financeira Empresarial, com mais de 15 anos de experiência, atuando nas áreas Administrativa, Financeira e Controladoria em empresas de vários segmentos. Formado em Ciências Contábeis, com MBA em Gestão Fiscal e Tributária e Finanças. – @robsonjse –
Foto: Reprodução | Internet