Advogado trabalhista explica quando o pagamento da taxa de inflação se aplica ao funcionário
No cenário corporativo atual é comum que as empresas forneçam veículos de transporte para que os funcionários se locomovam em prol da corporação. No entanto, trabalhar com o carro da empresa implica em uma série de responsabilidades que o empregador precisa arcar, como por exemplo as multas de trânsito. Mas afinal, o empregador deve pagar essas multas?
No mundo empresarial, surgem frequentemente dúvidas sobre a legalidade dos descontos de multas de trânsito do salário do empregado. Para esclarecer este assunto e discutir seus desdobramentos no contexto do direito do trabalho, o advogado Elder Magalhães, especialista em direito trabalhista, explica quais são os direitos dos funcionários em relação à cobrança de descontos.
Elder Magalhães, advogado do escritório Magalhães & Chegury Advogados Associados, ressalta que a questão dos descontos de multas de trânsito do salário do empregado envolve diversos aspectos legais e contratuais. “É importante entender que, de acordo com a legislação trabalhista brasileira (CLT), em seu artigo 462 são vedados descontos nos salários dos empregados, exceto quando estes resultarem de adiantamentos, ou dispositivos de lei; entretanto, o parágrafo primeiro do mesmo artigo menciona que em caso de dano causado pelo emprego o desconto será permitido, desde que esta possibilidade tenha sido acordada quando da contratação, de forma expressa, em hipótese de dolo ou culpa.
Assim, os empregadores necessitam ter o cuidado de fazer constar esta cláusula no contrato de trabalho quando de sua admissão e em havendo dolo ou culpa na infração, terem meios de prova-lo.
Quando os descontos podem ser considerados legais?
De acordo com o advogado, os descontos serão legais desde que provado o dolo ou a culpa do empregado e que conste a previsão do mesmo ser efetuado em contrato formal de trabalho.
É importante ressaltar que, mesmo diante da possibilidade legal de descontos de multas de trânsito do salário do empregado em certas circunstâncias, é necessário garantir que esses descontos sejam proporcionais e justos, respeitando sempre os direitos e garantias fundamentais do trabalhador.
Para obter orientações específicas sobre questões relacionadas aos descontos de multas de trânsito no contexto do direito do trabalho, é recomendável consultar um advogado especializado para análise detalhada do caso.
Fonte: Elder Magalhães, advogado e especialista em Direito do Trabalho – Magalhães & Chegury Advogados Associados – @magalhaeschegury
Foto: Acervo Pessoal | Divulgação |